LITERATURA

Candiotense lança livro sobre o Passo Real de Candiota

Henrique da Costa apresentou o livro durante evento em Candiota Foto: J. André TP

O seminário Imersão ao Paralelo 31 – carnes, vinhos e azeites, ocorrido no dia 29 de julho, também foi palco para a apresentação do livro Passo Real de Candiota, do autor Henrique Fagundes da Costa.

A obra retrata, por meio de relatos e histórias, o que acontecia na localidade. Em entrevista ao Tribuna do Pampa, Henrique conta que o Passo Real é uma localidade do município onde seu avô João Eugênio Fagundes, possui propriedade e local onde ele passou a infância. “Meus pais tinham propriedade no local por isso morei lá. Meu avô morava na região e casou com minha avó, que a família também tinha propriedade na localidade. Apesar de meu avô ter nascido em Seival, ele cresce no Passo Real e encontra minha avó. Hoje, com seus 96 anos, segue no setor primário como pecuarista e com uma memória espetacular.

Minha mãe, Rita Furtado Fagundes da Costa, nasceu e se criou no Passo Real de Candiota e eu vivi até os 8 anos, então neste local passei incontáveis  vezes”, relatou, lembrando que seu pai, Fausto Bettanzo da Costa, foi funcionário da CEEE e trabalhou em Candiota.

Solicitado a falar sobre sua relação com a literatura, Henrique diz que perguntar a ele se é escritor, é o mesmo que perguntar se ele é gaúcho. “Não me atrevo a dizer que sou um escritor, sou um gaúcho que gosta de escrever as nossas coisas”.

SOBRE A OBRA

Segundo Henrique, o livro não é uma biografia, mas sim uma obra composta por meio de histórias coletadas. “É uma homenagem ao meu avô, ao nosso lugar. Apesar de hoje não morarmos mais aqui, ele é o nosso lugar, temos sentimento com o Passo Real, pois meus bisavós e tataravós são daqui. Então, o livro é uma homenagem ao lugar e ao meu avô, que narra muitas histórias, sendo praticamente uma obra sem fontes de literatura”, explicou.

Ele conta que o livro surgiu após ele ter começado a escrever causos, histórias de campo, de fogão, acontecidos tanto com seu avô como com pessoas que eles conheceram. “Algumas também são da minha memória de quando era criança, são histórias que realmente aconteceram”, destacou.

O livro é dividido em duas partes, a primeira com temas campeiros baseados na experiência; e a segunda parte causos que começaram em 1884, trazendo o apego ao chão, as tradições e a cultura gaúcha.

Vice-prefeito e secretário de Turismo Paulinho Brum prestigiou o livro do candiotense Foto: J. André TP

LIVRO INFLUÊNCIA

Passo Real de Candiota é o segundo livro de Henrique. O primeiro é Influência, que nasceu para valorizar a cultura dos arreios. A obra contabilizou 18 anos de pesquisa, possui centenas de fontes e dezenas de viagens.

SOBRE O AUTOR

Henrique Fagundes da Costa é natural de Candiota, onde morou até os 8 anos com a família. Marido, pai, médico veterinário, pesquisador e escritor com olhos para o Sul da América e as influências na forma do gaúcho. Seu trabalho pode ser acompanhado pelo instagran @dacostahenrique. Em 2024 completa 20 anos de pesquisa.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook