O novo empreendimento, que ocupará uma área de 15 hectares, no centro de Candiota, receberá o nome de “Parque da Lagoa”, pois no local existe um lago artificial que será mantido. Os proprietários Osvarlen Francisco Oliveira de Souza, Valéria Silveira Cardozo e Félix Onofre Fagundes Garcia, também vão fazer uma praça ao redor dele, com pista de caminhada e espaço de lazer.
De acordo com os arquitetos responsáveis pelo projeto, Ana Paula Siqueira e Dineu Borba, ao todo serão 266 lotes, sendo 245 lotes residenciais, que terão no mínimo 250m² e 21 comerciais com 1000m², que são os tamanhos mínimos exigidos pela prefeitura. “Alguns serão maiores e outros menores, por ter que adaptar a topografia do terreno”, comentaram os profissionais.
O início das obras está previsto para o ano que vem, pois o projeto ainda precisa passar por análise e aprovação do poder público. “Nossa preocupação maior está em deixar tudo alinhado para a aprovação na prefeitura e no registro de imóveis”, explicou a arquiteta.
Assim que for aprovado o projeto, alguns lotes já estarão aptos para comercialização, no entanto, os demais dependem da abertura das ruas, pois o empreendimento será entregue com toda a infraestrutura, incluindo rede de esgoto, iluminação pública, calçamento com bloco intertravado e também será fornecida uma caixa d’água para o abastecimento do loteamento, já dimensionada de acordo com as exigências da norma e da prefeitura.
Quanto aos valores, Ana Paula explicou que será contratada uma empresa para fazer a estimativa. Ela relata ainda que qualquer pessoa poderá comprar e como todos os terrenos serão escriturados, serão aptos para financiamento. “Existe também uma modalidade que é terreno, projeto e construção, eles poderão ser adquiridos assim e também diretamente com o empreendimento”, falou.
Por fim, a arquiteta enfatizou que o projeto está sendo desenvolvido desde o início, junto ao corpo técnico da Secretaria de Obras do município. “Estamos a todo momento tirando dúvidas e estudando a melhor alternativa, tanto na parte urbanística, quanto no abastecimento de água, esgoto e iluminação pública”, pontuou.
O vereador Marcelo Gregório, que está acompanhando de perto o projeto, falou que essa será mais uma oportunidade de moradias e pontos comercias, com toda infraestrutura feitas pelos investidores, proporcionando também empregos durante a implantação. “A sede do município está ganhando um empreendimento totalmente planejado e desenvolvido dentro dos padrões, é nosso papel apoiar projetos que tragam desenvolvimento para Candiota”, falou.
A ideia também, é que seja realizado um lançamento do projeto no futuro, onde será informado aos interessados todos os detalhes, como valores, formas de pagamento e modalidades.
* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso