ESPORTE

Grupo Amigos do Vôlei de Candiota completa 14 anos de atividades

No início, mal se conseguia 12 pessoas para formar dois times. Atualmente o grupo tem 36 atletas Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

No último dia 11, o grupo Amigos do Vôlei de Candiota completou 14 anos de atuação. Segundo as informações repassadas por um dos coordenadores, Duda Belo, mais de 70 pessoas já fizeram parte do projeto ao longo desses anos.

Em conversa com o TP, Belo explicou que o grupo foi criado pela iniciativa do professor de Educação Física e ex-vereador Valmir Cougo, que inicialmente pensou em realizar atividades para casais e outras pessoas interessadas em praticar esporte. “No começo não tinha muita gente, as vezes mal conseguíamos juntar 12 atletas. Mas começou a pegar força”, disse.

Atualmente o grupo conta com 36 integrantes, e os jogos acontecem semanalmente nas segundas, quartas e no sábado das 19h às 21h no Ginásio Domingão, na Vila Operária.

Além dos jogos, Duda informou que o grupo realiza uma confraternização mensal. “O objetivo é que as pessoas tenham lazer no esporte. Hoje nós temos o pessoal de todas as faixas etárias, a gurizada está de férias da escola e pedem para participar, e nós sempre arranjamos espaço e vamos revezando para todos jogarem”, afirmou. “Nos dá uma alegria, porque as vezes eu estou chegando no ginásio e o pessoal já está sentado esperando”, relatou.

Além de Duda, Liza Belo e Ari Morais também estão à frente do grupo. Em sua fala, Duda agradeceu as pessoas que ajudaram na compra de materiais esportivos, e de uma rede nova. “A Adriane, o Josuel, o Gustavo e o Leandro nos ajudaram com o material esportivo para conseguirmos tocar esse projeto”, destacou.

FIM DA DEPRESSÃO – O esporte deixou de ser uma prática realizada apenas pela saúde física, e atualmente tem importante atuação na saúde mental das pessoas. Um exemplo disso é a dona Helena de Moura, de 70 anos, que aceitou o convite para participar do grupo e viu a sua vida melhorar.

Em conversa com o TP, dona Helena, que morou em Candiota, disse que aceitar o convite de Duda e Liza foi a melhor escolha. “Eu estava numa fase bem difícil e aceitei o convite deles. Foi a minha salvação”, contou. Ela, que estava passando por uma depressão, conheceu os benefícios do esporte. “Me livrei da depressão, e foi muito importante para a minha saúde física e mental”, afirmou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook