PREVENÇÃO

Municípios realizam programação alusiva a campanha Outubro Rosa

Em Pedras Altas, a secretaria de Saúde está desenvolvendo dinâmicas orientadoras com as equipes do ESF e CRAS. Foto: Divulgação TP

Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, que é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

Na região de cobertura do TP os municípios estão organizando suas programações alusivas ao tema.
Em Pedras Altas, as atividades iniciaram no dia 4 de outubro naS localidadeS de Lagões e São Diogo. A Secretaria de Saúde está desenvolvendo dinâmicas orientadoras com as equipes do Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Também está programada a terceira edição da Cavalgada do Lenço Pink no dia 15, palestras e uma caminhada de encerramento.
Confira a programação:
Dinâmicas com a equipe do ESF e CRAS:
– 11/10 – Manhã – Lago Azul | Tarde – Regina
– 15/10 – 17h – Cavalgada do Lenço Pink – Sede do CTG Sentinela de Pedras Altas (ver matéria página 10).
Palestras com Carmen Verônica da Luz – Socióloga e Miriam Weirich Becker – Nutricionista
– 18/10 – Manhã – Bom Viver | Tarde – Arroio Mau
– 20/10 – Cidade
– 25/10 – Glória
– 27/10 – 16h – Encerramento atividades Outubro Rosa, com caminhada. A concentração será no CTG Sentinela.

CANDIOTA – Na Capital do Carvão, a programação municipal ainda está sendo concluída pela Secretaria de Saúde, mas a Câmara de Vereadores realizou na quarta-feira (5), uma sessão especial alusiva a semana de “Conscientização do Outubro Rosa”, no plenário Gregório Ferreira.

A sessão contou com palestra da enfermeira Adriana dos Santos e da nutricionista Miriam Becker, que venceu o câncer de mama. Miriam levou seu relato de superação da doença, contando como foi a descoberta e o enfrentamento do câncer, mencionando o quão silenciosa esta doença pode ser, além do fato de ter desenvolvido o câncer de mama mesmo sem histórico familiar ou fator de risco.

Miriam Becker relatou sua trajetória vitoriosa contra o câncer de mama Foto: Divulgação TP

O DIAGNÓSTICO PRECOCE – A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia, da Sociedade Brasileira de Radiologia, da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e da AMRIGS é de que as mulheres comecem a fazer mamografia anualmente, a partir dos 40 anos de idade. Essa orientação muda, apenas, quando há histórico de casos na família em primeiro grau, ou seja, mãe e irmã. Nessas situações é indicado o exame anual com 35 anos, ou então dez anos antes da idade que a familiar foi acometida.

De acordo com o artigo do presidente da Sociedade de Mastologia – Regional RS, mastologista, Leônidas Souza Machado, Programação, uma questão importante a ser esclarecida é que a mamografia é o único exame que diminui a mortalidade. Existem outros procedimentos importantes, como a ecografia mamária e a ressonância magnética, mas nenhum deles mostra um benefício tão grande na redução do número de mortes quanto a mamografia.

O mastologista também recomenda que o autoexame seja feito, especialmente após a menstruação, na frente do espelho, utilizando os três dedos do meio para apalpar todos os quadrantes da mama. O diagnóstico precoce oferece aproximadamente de 90% a 95% de chances de cura, além de evitar tratamentos mais agressivos como a quimioterapia.

Na ESF Zona Leste, o horário estendido acontece no dia 26 de outubro Foto: Gabriel Medeiros/Especial TP

PINHEIRO MACHADO – No município, cada unidade básica de saúde terá sua programação específica. No entanto, em determinados dias, as unidades contarão com horário estendido até às 20h, em que será possível realizar testes rápidos, verificação de pressão arterial, coleta de citopatológico do colo do útero, exame das mamas e solicitação de mamografia.

O horário estendido da ESF Zona Sul que acontece dia 19 de outubro, também vai contar com palestra sobre o câncer de mama, momento de beleza, exercícios relaxantes e dança com educadora física.

Na ESF Zona Leste, o horário estendido acontece no dia 26 de outubro e contará também com uma massoterapeuta e confecção de sachês com ervas aromáticas, além dos serviços já citados. E no dia 19 também será feita uma palestra na APAE para as mães. Na ocasião, as agentes comunitárias de saúde realizarão uma oficina de dança terapêutica com mães e alunos.

Além do horário estendido que também acontece no dia 26 na ESF Zona Norte, será feita uma tarde de beleza das 13h30 às 16h, com uma consultora da Mary Kay, além de atividades físicas e sorteios de brindes.

Na Vila Umbu, a atividade será no dia 20 de outubro, a partir das 14h com uma tarde de beleza e um bingo de autocuidado e a ESF São João Batista fará uma palestra para as mães na escola.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

 

Comentários do Facebook