Papo de Redação – 2 a 5/JUN/2023

CASO RAFAEL
O TP tem feito diariamente contato com a delegada substituta da Delegacia de Pinheiro Macahdo, Carolina Terres, para atualização do caso do assassinato na noite do último dia 13 de maio, de Rafael Garcia da Silva, de 28 anos. Naquela noite, Rafael e amigos conversavam em frente a um mercado no centro pinheirense, quando uma motocicleta parou na rua. O carona desceu e efetuou cinco disparos de arma de fogo a queima roupa. O atirador subiu novamente na moto e fugiu do local. Câmeras de videomonitoramento filmaram o crime, que chocou e assustou a comunidade. Rafael morreu na hora. A delegada assinala que estão sendo feitas diligências, sem dar mais detalhes das investigações. Ela já havia pedido a prisão de um suspeito, sendo que a Justiça indeferiu.
COREDE CAMPANHA
Em assembleia realizada no último dia 29 na Universidade da Região da Campanha (Urcamp), foi eleita a nova diretoria para o triênio 2023-2025, do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede-Campanha). Na oportunidade foi eleito como presidente da entidade, o funcionário público da Prefeitura de Aceguá, Fabio Juliani Pintos. O vice-presidente eleito, candiotense Jonas Machado, o John, que integra a Secretaria de Cultura local, disse ser mais um desafio. “Vamos firmar e dar a devida atenção aos potenciais econômicos de nosso município e região. A pujante economia da Campanha sendo explorada e fomentada”, assinalou.
COREDE CAMPANHA 2
Além de Fabio e Jonas, foi eleita como secretária, Zuleica Nobre Machado (Lavras do Sul); secretário adjunto, Milton Domingues Brasil (Bagé); tesoureiro, Elias Scoto Ritta (Hulha Negra); tesoureiro adjunto, Stener Camargo de Oliveira (Caçapava do Sul); Conselho Fiscal: Titulares: Ricardo Leal Cougo (Urcamp), Sávio Johnston Prestes (prefeito de Lavras do Sul) e Carlos Renato Teixeira Machado (prefeito de Hulha Negra). Suplentes: Marcos Vinícius Godoy de Aguiar (prefeito de Aceguá) e Luiz Gustavo Nunes Dias (presidente da Câmara de Hulha Negra).
NOVA SECRETARIA EM PEDRAS
Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Pedras Altas, o projeto de lei nº 1737/2023, de autoria do Executivo, que cria a Secretaria Municipal de Governo em Pedras Altas. Ao TP, o prefeito Volnei Oliveira disse que a criação se justifica porque irá reorganizar e modernizar as rotinas da administração. O gestor disse que a Secretaria auxiliará muito na formulação e execução das prioridades, e que Pedras Altas, atualmente, possui um crescimento exponencial em todas as áreas, precisando também, avançar no atendimento das demandas da população, tarefa que ficará a cargo dessa nova pasta. Conforme Volnei, ainda não há definição sobre quem deverá assumir o cargo.
DINHEIRO DA CÂMARA DE CANDIOTA
Os vereadores Danilo Gonçalves, Ataídes da Silva (ambos do PT) e Guilherme Barão (PDT) estão em debate na Câmara de Candiota sobre o duodécimo – recursos do orçamento municipal, destinados a manutenção e custeio do Legislativo. Danilo propôs que 1% dos 7% destinados à Câmara vá para um fundo de recuperação das estradas. Já Ataídes defende que o 1% seja destinado para a aquisição de uma patrulha agrícola para ser utilizada por todas as comunidades rurais. Divergindo deles, Guilherme chamou a atenção de ambos na última sessão, destacando que eles como ele, já haviam sido presidentes da Câmara e deveriam saber que o duodécimo da Câmara tem caráter constitucional e não pode ser mexido, com destinações para isso ou aquilo. “O vereador não pode legislar sobre recursos e o Executivo, sob pena de interferência entre poderes, também não pode. Devemos parar de jogar isso para a comunidade. Temos que cobrar da Prefeitura a recuperação das estradas e patrulha agrícola”, disse.
GALERIA EM CANDIOTA
A vereadora Hulda Alves (MDB) está propondo que a Câmara de Candiota tenha uma galeria de fotos contemplando as mulheres que exerceram a vereança desde a emancipação do município, há 31 anos. Ela lembrou que a participação feminina ainda é baixa na política brasileira, quando apenas 12% de mulheres ocupam os parlamentos municipais. Candiota tem uma média um pouco superior a nacional, mas ainda baixa, de 22%, tendo sempre duas mulheres como vereadoras em média. Apenas na primeira legislatura (1993-1996), que não teve nenhuma presença feminina. Hulda defende que a galeria, que ela sugere se chamar ‘Todas são Elas’, é mais uma forma de chamar a atenção para a necessidade de se aumentar a presença delas na política.
TRAMITAÇÃO EM CANDIOTA
Durante a reunião das comissões permanentes da Câmara esta semana, o vereador Guilherme Barão (PDT) lembrou que em 2019, o então vereador de oposição Fabrício Moraes, o Bibi, denunciou que um projeto de lei que dava o nome de Renan Vilagran para a praça da João Emílio, tramitou após o espaço público ter sido inaugurado. Nesse sentido, disse que o projeto de lei 078/2023, que homenageia Roberto Mello, emprestando seu nome ao novo posto de saúde da comunidade 8 de Agosto, também está tramitando após a inauguração. Para ele, tanto o da praça, quanto o projeto do nome do posto, apesar de concordar com as homenagens, estão errados na formalidade, pois não podem ser encaminhados pelo Executivo após o ato de inauguração. Ele chamou a atenção que o mesmo projeto que o hoje secretário denunciou como vereador, agora se repete, no governo que ele faz parte e em sua área de atuação. “Tanto lá, como agora, é um desrespeito com a Câmara”, se queixou.
HOMENAGEM EM CANDIOTA
O vereador e presidente da Câmara, Marcelo Gregório (PSDB), prestou homenagem à Gustavo Teixeira na última segunda-feira (29). Ele faleceu no ano passado de forma repentina, sendo que atuava na assessoria do PSDB no Legislativo. Além de uma placa à família, o Estúdio da TV Câmara recebeu o nome dele, eternizando sua memória. A cerimônia contou com a presença da filha de Gustavo, Priscila Silveira Teixeira, e sua esposa, Gisiane Lopes. Todos os vereadores compartilharam momentos e histórias especiais vividas ao lado do querido Gustavo. Segundo Marcelo, foi um momento de recordar sua dedicação e contribuição significativa para a cidade.
DINHEIRO DA ESTIAGEM
Os recursos do crédito emergencial em apoio à estiagem já estão circulando na região, liberados pelo governo federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na região de influência do TP, são de mais de R$ 6 milhões para aquecer a economia nas cidades, beneficiando mais de 1,1 mil famílias em Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Herval. Os recursos foram anunciados em fevereiro, quando três ministros e membros do governo federal estiveram em Hulha Negra.
POLO E PETROBRAS
Dentro da política de agregar parceria a ideia do Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho, o diretor do Instituto Padre Josimo, Frei Sérgio Görgen, esteve esta semana em Rio Grande, quando conversou com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, quando foi feito o anúncio da primeira biorrefinaria do país e da retomada da indústria naval. “Tivemos um excelente encontro, com apoio do deputado Alexandre Lindemeyer e do ex-deputado Henrique Fontana, falamos da transição energética, do desenvolvimento da região Sul e pesquisa. Carlos Travassos, diretor de Desenvolvimento da Produção, responsável pelo Centro de Pesquisas da Petrobras também participou da conversa. Relações construídas”, assinalou.
JOÃO EMÍLIO 
Nesta quinta-feira (1º), o prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador (MDB), recebeu no gabinete da Prefeitura o morador e agora presidente da Associação de Moradores do bairro João Emílio, Dante Oliveira. Na oportunidade, o líder comunitário levou até o prefeito, o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, e o coordenador de Trânsito e Segurança, Flávio Sanches, demandas e sugestões de encaminhamentos feitos pelos moradores. Durante o bate-papo, assuntos como saúde, trabalho e renda, infraestrutura, limpeza urbana e educação foram pautas do encontro.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook