QUESTÃO FUNDIÁRIA

Processo de regularização de área verde caminha para a conclusão em Hulha Negra

Comunidade está otimista que seja o fim do processo Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Na noite de quarta-feira (13), a Prefeitura de Hulha Negra realizou um mutirão para finalizar os últimos detalhes referente ao processo de regularização da Área Verde – local que contempla a continuação da rua Álvaro Lopes Brasil e arredores do prédio que pertencia a CESA.

O encontro foi realizado no Complexo Ramón, junto à Secretaria de Assistência Social e reuniu os moradores da área. A convocação foi realizada através das redes sociais, rádio e anúncio em carro som.

O Executivo entende que a regularização de moradias é fundamental para diversos aspectos sociais e urbanos. “Ela proporciona estabilidade e segurança jurídica aos moradores, reduzindo a vulnerabilidade social”, destaca o prefeito enfatizando que a ação contribui para a melhoria das condições de vida, promove o acesso a serviços básicos, como água e eletricidade, e facilita o planejamento urbano adequado. “A regularização também é essencial para combater a informalidade, promovendo o desenvolvimento sustentável e garantindo o respeito aos direitos humanos, incluindo o direito à moradia digna”, conclui.

A professora Tania Mara Cozzani Quiroga e o esposo José Ricardo Quiroga Soares, funcionário público, participaram da reunião e estão ansiosos pelo fim do processo de regularização. “É um processo de extrema importância e que vai nos garantir o direito de, pagando o imposto, requerer do poder público mais melhorias para nosso bairro”, declarou a professora que adquiriu um imóvel na área, em 2019.

No ato, participaram do mutirão, representantes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Agropecuária, além do chefe de gabinete. Os vereadores Tanira Ramos, Diego Garcia e Luis Gustavo Dias, também compareceram no evento.

O prefeito Renato Machado destacou ainda o forte envolvimento do setor jurídico da Prefeitura durante o processo. “É um processo que teve início lá em 2011. Muita coisa mudou desde então, pessoas adquiriram novos lotes, venderam, compraram, doaram, enfim… A prefeitura tem o total interesse em legalizar os imóveis, porém, o processo precisa ser concluído e os imóveis cujo os moradores não providenciaram os documentos para legalizar, estes imóveis serão repassados automaticamente para a Prefeitura”, declarou o prefeito.

 

ETAPAS DO PROCESSO

Encontro reuniu prefeito, secretários e vereadores, além da comunidade Foto: Joanes Araujo/Especial TP

A primeira etapa do processo de regularização da área verde iniciou ainda na Administração 2009/2012, quando prefeito Renato Machado era chefe do Executivo. Os avanços nas negociações começaram com o cadastro de quem ocupou a área que pertencia a extinta RFFSA. A segunda parte das negociações foi marcada pelo cumprimento das exigências ao município em oferecer ações de urbanização na área ocupada, seguida da apresentação do levantamento social e levantamento topográfico da área, bem como a medição de cada um dos terrenos da área.

Atualmente a Prefeitura de Hulha Negra possui a cessão de uso gratuito de três áreas. A primeira área contempla 28.972m². A segunda área tem um total de 10.911m². Essas duas contemplam as áreas onde há imóveis, na continuação da rua Álvaro Lopes Brasil e arredores do prédio que era da antiga CESA. Já a terceira área tem a extensão de 20.880m² e contempla parte do espaço onde foi construído o terminal rodoviário de Hulha Negra.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

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