ABASTECIMENTO

Setor de Saneamento de Candiota investiga causas de problemas da água na Vila Residencial

Água com tom bem escuro comprometeu inclusive as caixas d´água Foto: Divulgação TP

Há cerca de três semanas que a qualidade da água da Vila Residencial, em Candiota, tem sido questionada pela comunidade.

O TP tem mantido contato com o Setor de Saneamento, que é vinculado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura. Num primeiro momento foi informado que a coloração estaria ligada ao chamado arraste, que ocorre após um desabastecimento, quando as sujeiras que ficam nas paredes dos canos se desprendem e vão para as torneiras.

Contudo, a situação foi questionada pelos moradores, porque não tem faltado água com constância na localidade e essa é uma situação sempre passageira, bastando deixar escorrer um pouco de água e ocorre a normalização.

Nesta terça-feira (15), foi realizada uma limpeza dos decantadores na estação de tratamento de água (ETA) da localidade durante à tarde, com o objetivo de encontrar as causas e soluções para o problema da coloração. Também o Setor informou que estava fazendo expurgos em hidrômetros.

Durante o processo, houve relatos de alguns moradores que a água havia voltado à normalidade em algumas partes do bairro, contudo, desde a noite desta terça, que muitos deles têm se queixado de ter aumentando o problema, inclusive a coloração, chegando até as caixas d´água.

CAUSAS – O chefe do Setor de Saneamento, Paulinho Feijó, disse que os operadores estão buscando incansavelmente as causas do problema. Segundo ele, como foi feita a limpeza dos decantadores e tirada toda a pressão interna dos canos, a volta da água na noite de ontem fez com que a coloração aumentasse muito, pois neste caso o arraste foi grande quando foi acionado novamente o sistema.

Ele descartou por enquanto a possibilidade de uma das adutoras estarem estouradas, o que levaria terra para dentro dos canos. “Se fosse isso não haveria pressão para encher os reservatórios”, disse.

Paulinho afirmou que em seguida eles farão uma limpeza no reservatório localizado no antigo hotel. “Estamos correndo noite e dia para encontrar as causas deste problema e vamos achar”, assinalou.

PEDIDO – Na última segunda-feira (14), a Associação de Moradores e Amigos da Vila Residencial (Amavir) protocolou um ofício junto à Prefeitura pedindo providências em relação a água, além de outras medidas pontuais no bairro.

 

* Com acréscimo de informações às 10h22

Comentários do Facebook