FUTURO DO CARVÃO

Avaliação é positiva da audiência com ministro de Minas e Energia

Ministro e assessores do MME assistiram um audiovisual sobre a importância do carvão para Candiota Foto: Evair de Lopes/Especial TP

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que assumiu há pouco mais de um mês o Ministério, recebeu uma comitiva bem representativa no fim da tarde desta quarta-feira (6), na sede do órgão em Brasília.

O TP ainda busca uma apuração mais precisa sobre os resultados da audiência, que debateu basicamente a ameaça de fechamento das atividades da Usina de Candiota (Fase C), já que seus contratos vencem em dezembro de 2024, além do futuro do carvão mineral na matriz energética. Contudo, pelo apurado até aqui, o encontro trouxe de fato alento num momento onde o carvão brasileiro está sob franco ataque.

Por cerca de 1h20, o ministro mais ouviu do que falou, porém se mostrou, segundo pessoas que participaram da audiência, muito atento e sabedor da realidade de Candiota e as consequências desastrosas que seriam uma interrupção nas atividades da Fase C. “O ministro nos recepcionou muito bem e das audiências que já participei, essa foi uma das mais importantes”, assinalou o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), reforçando que o ministro assinalou seu apoio ao carvão e à mineração de forma geral.

Audiência teve bastante representatividade Foto: Evair de Lopes/Especial TP

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, também avaliou como bem positiva a audiência. “O ministro apoia o carvão e a mineração”, disse.

O deputado estadual Paparico Bachi (PL), que preside a Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico da Região da Campanha, avaliou da melhor forma possível a audiência. “A impressão é a melhor possível, o ministro é qualificadíssimo e tem um entendimento semelhante ao nosso sobre o tema”, afirmou.

A audiência, como já referido, teve uma participação importante política, com vários parlamentares gaúchos e catarinenses, além de lideranças e empresários.

O jornal prepara para a edição impressa, que circula no próximo sábado (9), uma reportagem mais ampla e mais detalhada sobre a audiência e seus desdobramentos, inclusive com os nomes que participaram do importante encontro.

Comentários do Facebook