INTEGRAÇÃO

Clube Mãe Cleci comemora 47 anos de fundação em Candiota

Aniversário do clube foi bastante comemorado Foto: Divulgação TP

O fim do mês de maio foi de comemorações para as integrantes do Clube de Mães Mãe Cleci, de Candiota. Isso porque foram comemorados os 47 anos de fundação do clube. Com direito a bolo de aniversário, a festividade transcorreu em clima agradável e com muita emoção ela presença da sócia fundadora Ilda Andrades, 95 anos.

HISTÓRIA – Os Clubes de mães são entidades da sociedade civil que trabalham pelo movimento do empoderamento feminino desde a década de 60, quando foram fundados em Porto Alegre. Com esta mesma visão, Cleci Müller, esposa de um engenheiro que começou a trabalhar na Mina de Candiota, trouxe essa ideia para Candiota, na época ainda denominada Dario Lassance, mas que pertencia a Bagé, e junto com as esposas de funcionários da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), fundaram em 16 de maio de 1975, o Clube de Mães Dario Lassance, que mais tarde, se tornou Clube de mães Mãe Cleci.

No começo as reuniões das mulheres eram na casa das fundadoras, no clube social de Lassance e na antiga estação ferroviária. Posteriormente, em 1991 a CRM repassou um terreno em e a empresa Entel e parceiras, construíram a sede que funciona até hoje. Atualmente, após a CRM ter repassado algumas áreas para a Prefeitura, incluindo o terreno onde está a sede do Mãe Cleci, a Prefeitura tem comodato com o clube para uso do prédio.

Atualmente, a diretoria é composta pela presidente Rosauria Grecco, vice-presidente Sônia Vargas, tesoureiras Nidia Netto e Amália Rangel, secretárias Arlene Raupp e Cláudia Mendes, e Departamento Cultural e social, Célia Antunes e Raisa Porley.

Ao TP, a presidente Rosauria Grecco lembra que a entidade se mantém com promoções, parcerias e associadas. “Apesar da pandemia, que restringiu algumas ações, estamos satisfeitas com o que podemos fazer até agora. Nos últimos dois anos, realizamos campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos, brechó beneficente e aumentamos o número de associadas”.

Festividade contou com a presença da sócia fundadora Ilda, de 95 anos Foto: Divulgação TP

PARCERIAS – Como o objetivo do clube é destacar o empoderamento feminino, a presidente relata que através de parcerias com a Prefeitura e empresas da cidade está sendo pintado o prédio do clube; foi disponibilizado um curso de lã crua em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Sine e Sebrae; foi feito um convênio com a academia e centro de treinamento Black Box para as associadas fazerem pilates; bolsas para cinco meninas de famílias cadastradas no cadÚnico por meio de parceria com a professora Taciane, de dança; parceria com empresa que doou brinquedos para crianças de projetos sociais no Natal e curso de costura básica por meio de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para mulheres chefes de família.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook