Papo de Redação 1.383 – 21 a 25/DEZ/2021

ACORDO EM CANDIOTA 1
O peso do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que foi de 24,52% em 12 meses (novembro), ao qual vários produtos ou serviços estão atrelados, tem gerado muitos transtornos Brasil afora. No caso de Candiota, os parcelamentos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) são reajustados pelo índice. O prefeito Luiz Carlos Folador enviou projeto de lei ao Legislativo na tentativa de substituir o IGP-M pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que está em 10,95% no acumulado de 12 meses até novembro. A proposta já havia sido colocada em debate, foi retirada e voltou com algumas modificações, novamente gerando polêmica.

ACORDO EM CANDIOTA 2

Nesta semana, o prefeito Folador reuniu a bancada governista (foto) e a decisão foi de retirar de pauta a matéria e posteriormente de tramitação. Segundo a vereadora Hulda Alves, que é líder do MDB na Câmara, a resolução é que também o governo, vereadores, representantes do RPPS e do Sindicato dos Municipários (Simca) pleiteiem em Brasília, junto à Secretaria do Trabalho e Previdência, para que haja esta substituição de índices (IGP-M por INPC) em nível federal.

ACORDO EM PINHEIRO 1

Um acordo que foi selado ainda no início deste ano irá se concretizar na Câmara de Pinheiro Machado, segundo nos confirmou a vereadora Laura Ratto Finkler (MDB). Conforme ela, o vereador Fabrício Costa (PSB) vai renunciar ao cargo de presidente no próximo dia 31 de dezembro. Fabrício foi eleito vice-presidente, mas foi guindado à presidência, porque o eleito na ocasião (1º de janeiro), o então vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) teve que assumir o Executivo até uma nova eleição municipal para prefeito e vice em que Ronaldo mesmo acabou vencendo em julho último.

ACORDO EM PINHEIRO 2
Em Pinheiro Machado, os mandatos de presidente da Câmara são de dois anos, contudo, como já dito, há um acordo. Com a renúncia acordada de Fabrício, a vereadora Laura (foto) vai assumir em 2022, já que ela é a atual vice.

GILDO EM CANDIOTA

O presidente da Câmara de Candiota, Gildo Feijó (MDB), que se despede agora em 31 de dezembro, falou recentemente que O Legislativo candiotense aprofundou este ano a sua missão de ser a Casa dos grandes debates e que talvez esse seja seu maior legado. No período também houve um fortalecimento da interlocução com a comunidade, tendo a Câmara maior visibilidade.

RONALDO EM HULHA

Discreto, o vereador Ronaldo Pereira (Progressistas) se despede da presidência da Câmara de Hulha Negra também deixando um legado de visibilidade do Legislativo local. Ele cumpriu dois anos a frente da Casa do Povo, pois havia sido presidente em 2020, tendo sido reeleito vereador e reconduzido ao cargo.

ARILDO EM PEDRAS ALTAS

Com a difícil missão de substituir o saudoso vereador Davi Moraes (falecido em outubro), o vereador Arildo Medeiros (Progresssitas), também esboça essa preocupação com a visibilidade da Câmara. Arildo fica na presidência até 31 de dezembro do ano que vem.

PT E ATAÍDES 1

A divulgação de um comunicado público à militância do PT na noite de sexta-feira (17), expôs uma situação que ainda era sabida apenas nos bastidores e internamente no partido. De que o vereador Ataídes da Silva sofre um processo administrativo disciplinar na Comissão de Ética Estadual petista. A situação do vereador internamente, pelo que o comunicado explicitou, se agravou após ele ter sido eleito presidente da Câmara para a gestão 2022, sem o consentimento e os votos da bancada do PT (a ser o seu).

PT E ATAÍDES 2
O comunicado – além de dizer, não com todas as letras, mas deixando a entender que Ataídes pode ser expulso, também assinala que o parlamentar atua fora do que o PT local pensa. “(…) tem se recusado a participar, discutir e seguir a orientação partidária, optando por não dialogar com o partido e o expor em sessão na Câmara, buscando alinhar-se com o atual governo (MDB/PP/PSDB/PTB), este mesmo governo que segue a linha bolsonarista de desmontes de direitos”, destaca um trecho do documento que foi publicado nas redes sociais e enviado ao TP.

PT E ATAÍDES 3
Procurado pelo jornal, Ataídes disse que preferia não comentar o documento. “Essa é uma posição deles, o que eu posso fazer? Deixa eles, tenho que esperar para ver. Se acharem que devem fazer isso comigo, eles é que sabem”, assinalou. Indagado se temia uma expulsão, ele afirmou que nem pensa nisso e que sua ideia não é sair do PT. “Nunca pensei em sair”, disse.

EMPREENDIMENTO RURAL

Está sendo construído as margens da BR-293, em Candiota, pelo empresário Luiz Eduardo Batalha, o pórtico de entrada para seu futuro empreendimento. Voltado ao segmento turístico, o empresário irá apostar na área de hotelaria e turismo na região. Autoridades da região já fazem manifestos positivos quanto ao empreendimento com relação a geração de emprego para a Capital Nacional do Carvão.

Comentários do Facebook