ESPORTE

Skatistas da região percorrem a capital e região metropolitana em busca do fomento do esporte

Grupos de Bagé e Dom Pedrito percorreram cidades da região metropolitana de Porto Alegre Foto: Divulgação TP

Em um final de semana agitado, as equipes das marcas Extremo Sul, de Dom Pedrito, e Tempest, de Bagé, foram na sexta-feira (23) a capital do Estado, Porto Alegre, percorrer algumas cidades como Viamão, Alvorada e Canoas, além da Orla do Guaíba na Tour Sábado. Com a presença de integrantes da seleção brasileira e atletas renomados na categoria amador 1 (uma antes da profissional), também realizaram atividades no sábado (24) em Restinga.

Em contato com o Tribuna do Pampa, o representante da Tempest e da Associação Bageense de Skate, Lucas Gonçalves, fez um relato acerca da espécie de “tour” realizado pelo grupo. Segundo ele, o trajeto teve início na cidade de Viamão, onde existe um projeto chamado “Todo Dia Skate Plaza”, idealizado pelos skatistas Jonathan Moura e Jackson Rodrigues. “Os skatistas da região se reuniram em um local atualmente abandonado e que antigamente era um mercado. Juntos, montaram obstáculos e construíram uma ‘’mini Plaza’ para se reunirem e executarem a idéia do projeto de expansão do skate na região, idéia muito bem aceita pela comunidade devido ao uso eficiente do terreno baldio que está há mais de cinco anos sem alguma intervenção da prefeitura”, relatou. Lucas ainda completou dizendo que o objetivo é tornar o espaço acessível a toda a comunidade com a frequência de eventos de skate, batalhas de rap e caso tenha uma intervenção da prefeitura local, há possibilidade de um projeto arquitetônico e paisagístico onde ele entraria como parceiro por ser arquiteto.

O segundo encontro ocorreu na cidade de Alvorada, onde os skatistas já estavam reunidos na praça 48, local onde está inserida a pista de skate da cidade. “Foi conversado com os skatistas e representantes do esporte, como os atletas Rafael Gordo e Daniel Cerutti, além da loja Los Santos Skateshop e a marca Goth Supply, sobre a importância de eventos de skate e circuitos para fomentar a modalidade na região e trazer oportunidades aos atletas, e com isso, gerar um fluxo maior na economia local voltada ao skateboard”, disse Lucas.

O terceiro local visitado foi Canoas. Na cidade, onde o movimento de skatistas é grande, também estiveram presentes skatistas renomados, como o atleta da seleção brasileira Matheus Teixeira que foi bronze nos jogos Sul Americanos da Juventude em 2022, na Argentina, e os atletas Alexandre Silva e Maria Lúcia, que representaram o Rio grande do Sul na competição Stu National etapa Recife (PE). “Conversando com os atletas, foi colocada em pauta a importância do desenvolvimento do skate desde as categorias de base, como categorias mirins e iniciantes que podem ser desenvolvidas com projetos de skate na escola, criando possibilidades aos pequenos atletas de ingressarem na grandes competições nacionais e até internacionais desde jovens, e abrir possibilidades futuras de bolsas de estudos em universidades”, relatou Lucas.

Ainda na sexta-feira, a equipe composta por membros da loja e marca Extremo sul e Tempest foram a Orla do Guaíba, na maior pista de skate da América Latina, para se reunirem com os skatistas mais renomados da categoria Amador 1 do Estado. Participaram João Richter, Bruno Silva Melão, Daniel Vargas, Gabriel Maria – representante da marca Narina Skate e o atual campeão brasileiro do Stu National etapa Recipe, João Lucas Alves. “Foi colocado em questão o número de pistas de skate pelo Estado, que não são muitas, fazendo com que os skatistas precisem se deslocar para a capital para andar numa pista de skate atualizada para competições. Foi pensado na possibilidade de novas pistas pelo Estado, para que se voltasse a ter competições regionais e assim, criar oportunidades a novos atletas se destacarem até conseguir o título de skatista profissional, que hoje é uma profissão oficializada com direito a carteira assinada”, destacou o representante da Tempest.

Finalizando o Tour pela capital, na manhã e sábado (24), as equipes foram até Restinga onde existe um projeto social chamado Apampa Skate Life, projeto idealizado pelos skatistas Eduardo Farias, Mike e Mariana Uriel, onde o propósito é instruir e educar jovens de 8 a 12 anos a ingressarem no âmbito social voltados ao esporte skate, mantendo as boas práticas com saúde, educação e muita harmonia entre a garotada.

Vale destacar o atleta mirim de apenas 10 anos, Matheus Tesch, que junto ao pai Raisson Tesch, acompanhou o grupo durante todo o trajeto, participando de todos os encontros. “No ano de 2021, com 9 anos, foi a cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, para o campeonato Brasileiro Street Skate Amador, categoria mirim. Na competição, entre os 43 competidores, Matheus conquistou a 27ª colocação.

Atleta mirim matheus Tesch foi um dos destaques do trajeto percorrido pelo grupo Foto: Divulgação TP

 * Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook