MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Candiota retira 110 toneladas de lixo na Vila Operária

Secretaria de Meio Ambiente pede conscientização da população

Operação de limpeza ocorreu na sexta-feira (21) Foto: Divulgação TP

Em parceria com as empresas Meioeste Ambiental, Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Transbalta, a Secretaria de Meio Ambiente de Candiota (Semac) realizou na última sexta-feira (21), uma operação de limpeza na Vila Operária, em locais onde a população tem descartado lixo indevidamente. De acordo com a pasta, ao todo, foram retiradas 110 toneladas de lixo.

Nos locais tem sido descartado todo tipo de lixo, sendo encontrado até mesmo um sofá quebrado e um animal em decomposição. A moradora do bairro Lenice Dambrosio, demonstrou preocupação com a situação em uma postagem no seu perfil pessoal no Facebook. “Estava passeando pela manhã na Vila Operária e foi muito triste ver todo aquele lixo. Pior que tudo isso, está na beira da barragem que abastece a Vila e outras comunidades”, disse em sua postagem.

Ela ainda lamentou a falta de conscientização. “As pessoas depositam lixo ali e não se dão conta que tem água e que é pra todos. Sou em defesa da natureza e não posso me calar com tamanho absurdo”, colocou.

Em conversa com a equipe do TP, a secretária de Meio Ambiente, Josuélem Ávila (Jô), disse que em dois anos, a prefeitura já limpou por três vezes o local, zerando o lixo, mas que infelizmente as pessoas insistem em fazer lixão em determinados pontos. “É tanto lixo que com os maquinários da prefeitura não temos vencimento, então pedimos sempre apoio da Meioeste Ambiental e de outras empresas como a CRM e Transbalta”, relatou.

A secretária contou também que havia dois locais grandes de descarte na Sede do município que conseguiram eliminar. “Nesses pontos limpamos e fechamos, depois existem pequenos depósitos que a própria equipe da limpeza urbana consegue eliminar na sua rotina, no entanto, não temos perna pra chegar a todos os lugares ao mesmo tempo. Quando é muita demanda como o lixão que se formou na Vila Operária, demanda de mais máquinas”, falou.

No entorno do bairro tem sido descartado todo tipo de lixo de forma indevida Foto: Divulgação TP

DESCARTE CORRETO – A Secretaria de Meio Ambiente criou um contato direto com a comunidade para dar a destinação correta de qualquer resíduo, através do Whatsapp (53) 999104566. A ideia, segundo a Jô, é que a pessoa faça contato e a Secretaria dê a solução do que fazer caso a caso.

Ela explica que no caso de móveis, madeira, ferro, pneus, eletrônicos, a Secretaria recolhe na casa do morador em parceria com a sucata do município, dando a destinação correta para esses resíduos.

No caso de podas de árvores e resíduos de construção é retirado com o caminhão da limpeza pesada e a Secretaria de Meio Ambiente organiza o serviço e da destinação correta. A Jô explica que a grama, quando é em pouca quantidade, pode ser colocada em saco de lixo que o caminhão de recolhimento de lixo retira.

COLETA SELETIVA – A secretária enfatizou ainda que a Semac já instalou um container marítimo que está localizado na praça da Sede do município para coleta seletiva. “Nós vamos inaugurar o ecoponto provavelmente essa semana, mas ele já está em pleno funcionamento pela população”, falou, lembrando que é um projeto que tem vínculo com as escolas do município.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook