INDIGNAÇÃO

Localidades em Pinheiro Machado ficaram uma semana sem energia elétrica

Consumidores também questionaram o desaparecimentos de chamados feitos a empresa

Rafael fez um vídeo mostrando a lâmpada apagada na residência onde reside antes de ocorrer o restabelecimento da energia Foto: Reprodução TP

Nesta semana, inúmeras manifestações lotaram as linhas de notícias da região em relação à falta de energia elétrica fornecida pela Equatorial Energia, especialmente em Pinheiro Machado. Na cidade, diversos moradores ficaram sem energia desde a passagem do Ciclone Extratropical no Rio Grande do Sul, que atingiu o Estado na madrugada do último dia 13.
No município, o TP entrou em contato com o morador Paulo Roberto da Silveira, que completou sete dias sem energia elétrica em sua residência. Ao falar com o jornal, Paulo que mora na localidade de Candiotinha, próximo a Porongos que é outra região afetada, disse que não está fácil a rotina sem luz e que os alimentos já estão a ponto de estragar fora do gelo. “Estamos adubando a terra pra plantar soja e temos que ir todos os dias em Pinheiro para tomar banho, porque não tem condições”, disse ele, que precisa percorrer mais de 20 quilômetros até o centro da cidade todos os dias.
Além da dificuldade encontrada para o banho, o morador informou que também está tendo problemas com o gado, já que a cerca elétrica está desativada e os animais acabam se misturando. “Nós separamos, trabalhamos e fazemos o melhoramento genético e o gado todos os dias está misturado”. “A carne está chegando no limite, estamos usando coisas que nem precisaria usar porque estão estragando. Fica difícil, nada funciona. Entendemos que teve problema em todo o estado, mas fica difícil e a nossa carne vai estragar”, reforçou.
DESAPARECIMENTO
Além da falta de energia, outro fato que está deixando os moradores intrigados é o desaparecimento misterioso dos pedidos de ligação na rede. Durante a conversa, Paulo Roberto mencionou o problema, afirmando que ele e mais quatro vizinhos estão enviando o número da Unidade Consumidora (UC) de suas residenciais várias vezes ao dia.
Este, também é o caso de Rafael Soares Rodrigues, morador do centro da cidade. Ele e seus pais ficaram sem luz no último dia 10, e só tiveram o retorno nesta terça-feira (18). Em conversa com o TP, Rafael explicou que o problema elétrico ocorreu por um fio solto no poste de luz da sua casa, ou seja, antes da passagem do Ciclone. Mas pelo número de estragos ocorridos na sequência, o município e outras cidades da região também foram afetadas.
O problema maior ocorreu quando a energia foi normalizada na cidade, menos na casa de Rafael. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, ele citou que desde o primeiro dia ligaram para a empresa informando o caso. “O pai compareceu na sede da Equatorial, e eles deram um papel como se fosse uma Ordem de Serviço ou um pedido. Só que eu encontrei o pessoal que está trabalhando na rua, e o rapaz me disse que poderiam vir aqui, só que ao abrir  o tablet dele das OS, não existia um pedido para virem aqui em casa. Então quer dizer que quando tu liga pra lá, eles colocam as ligações fora”, declarou. “Enquanto tu está estragando a tua produção, comida e a carne que tu tem aí fora e ligando, provavelmente não está tendo resultado”, finalizou.
Sobre o caso, a empresa relatou que a equipe foi informada que era uma chamada coletiva, e então registrou o atendimento como finalizado. Mas que ao ser solicitado novamente, resolveu o problema.
EQUATORIAL
Ao questionar o motivo da demora no restabelecimento da energia para a empresa, o Tribuna do Pampa foi informado que é devido ao grande volume de ocorrências. “Chegamos a 715 mil clientes interrompidos, e há necessidade de equipamentos de grande porte para a solução das mesmas, devido à grande quantidade de árvores caídas, ventos fortes e reconstrução total de rede elétrica”, informou a comunicação.
Quanto ao desaparecimento das solicitações citado pelos moradores, o TP não teve retorno. O vereador e presidente do Legislativo pinheirense, Cássio Câmara (Progressitas), esteve na sede da Equatorial em Bagé nesta semana. Ele está sendo uma das pessoas que está auxiliando os moradores nos registros de falta de energia, porém, também não teve resposta concreta em relação ao sumiço dos pedidos.
Durante o fechamento desta edição, a equipe do jornal foi informada por Paulo Roberto que a energia havia retornado por volta das 15h desta quinta-feira (20).
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

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